segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESPECTROSCÓPIO


  Um espectroscópio é um instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectro óptico. Constitui-se essencialmente de uma fresta situada no plano focal de um colimador, um prisma ou rede de difração e um anteparo (tela) onde se projeta (imagem real) o feixe dispersado.
A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza (ou seja, os seus valores são aproximados, tais como o 8 e o 10) que o seu comprimento de onda. Como este desvio na trajetória da onda, ausado pela difração, depende diretamente do comprimento de onda, este fenômeno é usado para dividir, em seus componentes, ondas vindas de fontes que produzem vários comprimentos de onda (Luz Branca).


Construção de um espectroscópio simples


  Nessa parte experimental será descrita os procedimentos para a montagem de um espectroscópio muito simples e econômico. Seu poder separador se baseia no fenômeno de difração produzido, neste caso, por 'espelhinhos' microscópicos para a leitura do laser em um disco compacto (CD) ou de uma grade de difração. Em um CD típico há 1000 pontos de difração para cada milímetro do disco, o que permite separar muito bem as cores elementares.


Materiais utilizados

Uma cartolina para modelação de uma caixa retangular.
Um CD (compact-disc o CD-rom) não mais utilizado, ou uma grade de difração.
Tesoura.
Fita adesiva.


Montagem

  Inicialmente partir o CD em vários pedaços para facilitar a retirada da película que servirá como uma rede de difração, ou corte um pedaço de 1cm x 1cm da grade de difração. Cortar a cartolina com dimensões aproximadas a da Fig. 2, para a construção de uma caixa retangular. A seguir, cuidadosamente com uma tesoura ou lâmina protegida, abrir uma pequena janela em uma extremidade da caixa, e na outra um orifício onde ficará a película do CD.
Figura 1 - Montagem da caixa do espectroscópio.

Abaixo na Fig. 2 é ilustrado um exemplar de um espectroscópio pronto.

Figura 2 - Espectroscópio. (a) Face onde fica a grade de difração; (b) face onde fica a
fenda para a entrada da luz. Fonte: fotos feitas pelo autor.


Procedimento de uso

  Pegue seu espectroscópio e oriente-o para a luz proveniente, por exemplo, de uma lâmpada incandescente comum. O que será observado será algo parecido como observado na Fig. 3.

Figura 3 - Espectro observado em um espectroscópio simples. Fonte: fotos feitas pelo
autor.

Postado por:  Ricardo do Monte
                     André Kogempa Cavalcanti
                     Márcio Anicete







Nenhum comentário:

Postar um comentário